quarta-feira, 2 de maio de 2012

Hidroginástica para crianças ?



Por : Daniela Regina da Silva

A hidroginástica é uma modalidade que proporciona o desenvolvimento da aptidão física geral, com a melhora do condicionamento cardiorespiratório, da força muscular e da flexibilidade, além de contribuir para o desenvolvimento da propriocepção, da coordenação motora e do equilíbrio corporal. Todos esses fatores são preconizados como benéficos no treinamento físico de crianças, portanto, a hidroginástica pode perfeitamente ser proposta para este público. Contudo, há que se tomar um grande cuidado, pois a abordagem das crianças através dos exercícios físicos deve ser feita de forma lúdica e imaginativa, sem que a criança execute os movimentos preocupada com o número de repetições ou a intensidade dos exercícios.

Uma aula de hidroginástica para crianças deverá respeitar o estágio de desenvolvimento bio psicológico das mesmas. Assim, o nível da água na piscina deverá se ajustar ao tamanho das crianças (água entre a cicatriz umbilical e o apêndice xifoide), para que elas consigam se locomover com liberdade, porém aproveitando a resistência da água para a promoção de uma maior intensidade de esforço. Tanto o aquecimento como a parte principal da aula deverão propor atividades que solicitem o sistema neuromuscular e cardiorespiratório através de brincadeiras, estafetas, tarefas a serem cumpridas, desafios, jogos, dentre outros. A música poderá ser amplamente explorada durante as aulas, podendo-se trabalhar com diferentes materiais, aos poucos, durante as aulas, para que as crianças trabalhem e experimentem formas, cores, tamanhos e movimentos diversificados.

A água por ser um componente muito prazeroso para as crianças terá um papel importante de ajudá-las, principalmente com as crianças obesas, a realizar um exercício físico mais intenso com prazer, que talvez não realizassem em outras modalidades.

Lembre-se, a hidroginástica, assim como muitas outras modalidades de exercícios, pode ser proposta para o público infantil, desde que a aula inteira seja planejada em função das crianças, para que o exercício seja apenas uma consequência da diversão e do entretenimento.

Fonte : Profa.Ms Linda Denise Fernandes Moreira Pfrimer


Daniela Regina da Silva é professora de Hidroginástica da Academia Competition, com certificação internacional da Aquatic Exercise Association (AEA)




2 comentários:

  1. É muito legal ler sobre hidroginástica para criança, pois é um campo dificil de ver ser explorado.
    Conhecendo um pouco as hidros da professora Daniela eu posso imaginar como deve ser legal assistir uma hidro kids.

    Parabéns. Um abraço

    Rafael Maciel

    ResponderExcluir
  2. a hidroginástica é mais explorada por idosos ou obesos, muito legal ler sobre a hidro para crianças e não esquecendo que o lúdico tem que prevalecer nas atividades, já que a criançada amam o meio aquático.

    ResponderExcluir