quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Rodney Bell conquista segunda medalha de ouro no Sul-Americano Masters

Rodney Bell
Segundo dia de provas no VIII Sul-Americano Master de Natação. Segunda medalha de Ouro para o nadador Rodney Bell, 76 anos, da Academia Competition de São Paulo. Com o tempo de 6.42.30, conquistou o primeiro lugar em sua categoria na prova dos 400mts nado livre. Frederico Oioli, conquistou o quarto lugar na categoria 45+, também na prova dos 400mts nado livre com o tempo de 5.43.82.
Neste segundo dia tivemos mais 5 recordes brasileiros e 4 sul-americanos, sendo estabelecidos.
Destaque também para os nadadores,  Petronio Maia do Master Ceara de 92 anos que nadou a prova de 100mts nado costas e Laura de Oliveira do C.O.P.M. de Belo Horizonte de 93 anos que participou da prova dos 50mts nado peito.
Amanhã acontecem as provas de 100mts nado peito, 50mts nado costas, 200mts nado livre, 100mts nado medley e revezamento 4x50medley feminino e masculino.

Desfile de Abertura
Prova dos 100mts nado costas
Fred e Rodney com suas medalhas conquistadas
na prova dos 800mts nado livre

O fim do Clube de Regatas Tietê

Por 3 anos tive o prazer de nadar neste clube, foi um dos momentos mais marcantes de minha adolescência.
Segue abaixo um texto produzido pelo cineasta e paulistano Ugo Giorgeti, publicado no Jornal Estado de São Paulo, que mostra todo o sentimento de um atleta do C.R.Tietê.

Por Ugo Giorgetti

O Clube de Regatas Tietê talvez tenha chegado mesmo ao fim. O clube, despejado pela Prefeitura, tem 30 dias para deixar a sede, como informa matéria deste jornal de 26 de outubro. Um dos motivos alegados é que em 2009 terminou o contrato de concessão entre Prefeitura e clube, que era antigo e onde não constavam "cláusulas de contrapartidas´´.
Contrapartidas são as vantagens que o clube daria à Prefeitura em troca da concessão. Se foi por falta de contrapartidas, peço licença para listar algumas de grande valor: Maria Ester Bueno, Abilio Couto, Maria Lenk, Amaury Pasos, Eurico, Vitor, Angel Crespo. Estou me referindo a atletas da maior importância. Há, aí, campeões mundiais e recordistas mundiais de tênis, basquete e natação. Creio que sejam contrapartidas mais do que suficientes de um clube inteiramente amador e que, ao contrário, sofreu com a crescente profissionalização dos esportes.
Sofreu e muito também por causa da própria Prefeitura. De todos os clubes da Ponte das Bandeiras que tiveram suas áreas diminuídas para o surgimento das terríveis Marginais, foi o Tietê o mais mutilado. É de amarga ironia o fato de um clube de regatas não ter mais acesso ao rio.
É verdade que o rio também não existe mais. Portanto, se alguém deve a alguém é a Prefeitura a ser cobrada, e não o Tietê. Esse clube faz parte da minha memória afetiva. Garoto, jogando nas equipes de base do rival Floresta/Espéria, cansei de atravessar a ponte só para ver no ginásio do Tietê as exibições do grande Amaury Pasos já vice-campeão mundial pelo Brasil e o mais completo jogador de basquete que este País já produziu. Mas não havia só Amaury. Havia Eurico, mais tarde Vitor Mirshawka, este também um extraordinário jogador, e o treinador Crespo.
Creio que essas "contrapartidas" são suficientes para assegurar com sobras a permanência do clube no espaço a que está reduzido. A Prefeitura deveria encontrar uma solução em conjunto com o pessoal do Tietê, porque o que é mais importante não são as piscinas e os ginásios, que vão continuar lá e não podem ser despejados. O mais importante é o nome C.R. Tietê, que embute todas as conquistas, todas as "contrapartidas". O nome, as cores e a história constituem um bem imaterial de incalculável valor, e é o que realmente vai ser despejado.
Vão ser despejados todos esses grandes atletas que enumerei acima e suas histórias, que é exatamente o que deveria servir de legado a todos que passassem a frequentar o lugar depois da posse da Prefeitura. Sei que não se dá qualquer valor a bens imateriais, aliás, muitos que deviam saber, nem sabem o que é isso. Mas faço uma tentativa: aquele enclave na Ponte das Bandeiras, que junto com A.D. Floresta/Espéria, e A. Atlética São Paulo, formou o Triangulo das Bermudas do basquete da cidade, não pode se tornar apenas um lugar com quadras, ginásios, piscinas, mas sem nome.


terça-feira, 30 de outubro de 2012

Governo, Prefeitura e COB ignoram Michael Phelps - que vergonha

Michael Phelps com crianças no Complexo do Alemão
Rio de Janeiro
Dentro da piscina, Michael Phelps sempre teve pressa. Em sua primeira visita ao Rio, foi obrigado a esperar. O maior campeão olímpico da história chegou ao Complexo do Alemão na manhã desta terça-feira dentro de uma van e levou um chá de cadeira das autoridades. A previsão era de que o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, estivessem lá para recepcioná-lo. Mas nenhum dos três apareceu. Com isso, o nadador americano teve de aguardar cerca de meia hora dentro do carro até a chegada da secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins. Do lado de fora, entre crianças e adultos, mais de 100 cariocas ansiosos aguardavam o ídolo.
Às 10h45m, Márcia Lins chegou e abriu a porta da van para a saída do astro. O secretário municipal de Esporte e Lazer, Romário Galvão, também estava no Alemão para recepcionar o atleta, que visita o Rio a convite de um dos seus patrocinadores. A organização do evento informou que o governo chegou a fazer uma vistoria no local na segunda-feira, mas um comunicado avisou que Paes e Cabral não poderiam ir, sem informar o movito. Nuzman disse que se atrasaria 50 minutos, mas até meio-dia não tinha aparecido no Alemão.
Assim que Phelps colocou o pé fora da van, as crianças avançaram sobre ele, e ficou difícil até para andar. De barba e sorridente, caminhou até a piscina da Vila Olímpica Carlos Castilho, onde uma faixa de boas-vindas o aguardava. Sob o sol forte do Rio, o americano balançava a camisa polo azul para tentar aliviar o calor. E apesar das ausências, agradeceu às autoridades pela chance de visitar o Rio.
- É a minha primeira vez no Brasil. Agradeço a oportunidade dada pelo governador e pelo prefeito. Minha missão é justamente divulgar a natação pelo mundo, e é muito bom poder fazer isso aqui no Rio de Janeiro. Espero ter outras oportunidades de voltar aqui - afirmou.
Márcia Lins informou que o governo estadual está finalizando uma pesquisa sobre esporte que coloca a natação em lugar privilegiado na rotina do carioca.
- Nós fizemos uma pesquisa que vai ajudar no trabalho de investimento no esporte. Ouvimos a população para saber em qual esporte eles gostariam de ver investimento e, surpreendentemente, não deu futebol e nem vôlei. Deu natação - avisou.
Logo após a cerimônia de boas-vindas, Phelps ganhou a chance de aliviar o calor. Trocou a calça e a camisa polo pela sunga e caiu na piscina do Alemão com as crianças. De touca e óculos, orientou a garotada carioca. Só não deu para disfarçar a pinta de "gringo": com os braços e o pescoço bronzeados, exibiu a marca da camisa na pele branca.
Com a ajuda de um tradutor à beira da piscina, Phelps tentou passar alguns ensinamentos com frases soltas:
- Quando precisarem respirar, respirem. Rodem o braço para acelerar o metabolismo. Mantenham o corpo na horizontal - dizia o nadador, que depois viu uma pequena competição entre as crianças e entregou medalhas aos vencedores.
Aos 27 anos, o americano anunciou sua aposentadoria após os Jogos de Londres, quando chegou à incrível marca de 22 medalhas olímpicas, sendo 18 de ouro. Ele chega o Rio uma semana depois de outro astro olímpico, o corredor Usain Bolt. Mas se Bolt é o homem mais veloz do mundo, a visita do nadador é bem mais rápida. Phelps volta para os Estados Unidos ainda nesta terça-feira.
Fonte : Globo Esporte

Primeiro dia de provas no Sul - Americano Master de Natação

Rodney Bell liderando a série dos 800mts nado livre
Começou hoje em Manaus, o VIII Campeonato Sul-Americano Masters de Natação, com as provas de 800mts nado livre e 400mts nado medley.
Ao final desta primeira etapa tivemos estabelecidos 5 novos recordes sul-americanos e brasileiros.
Pela Academia Competition, participaram os nadadores Frederico Oioli (categoria +45), ficando em 4º lugar com o tempo de 11.45.11 na prova dos 800mts nado livre. E na categoria +75, também na prova dos 800mts nado livre, Rodney Bell conquistou o 1º lugar com o tempo de 13.43.14.

Fred após nadar a prova dos 800mts nado livre
Amanhã acontecem as provas de 400mts nado livre, 50mts nado borboleta, 100mts nado costas, 50mts nado peito e revezamento 4X50mts nado livre misto.

Os nadadores Fred e Rodney

Tudo pronto para o Sul-Americano Master de Natação

Piscina da Vila Olímpica
Dentro de alguns instantes começa o VIII Campeonato Sul-Americano Masters de Natação, que será disputado na Vila Olímpica de Manaus.
Hoje serão disputadas as provas de 800mts nado livre e 400mts nado medley.
Rodney Bell dando entrevista para o jornal local
Rodney soltando na piscina da Vila Olímpica

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Bebês que estão aprendendo a ficar em pé tornam-se mais estáveis quando focados


Ver seu filho tentando ficar em pé pela primeira vez é um daqueles momentos inesquecíveis. As tentativas de manter o equilíbrio e arriscar os primeiros passinhos podem parecer bastante desajeitadas, mas, segundo um estudo da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, publicado no Journal of Experimental Child Psychology, eles podem estar com mais controle de seus corpos do que aparentam.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrado que “balançar” é, na verdade, uma forma dos bebês explorarem o ambiente. A instabilidade do corpo no início da vida é funcional, pois ajuda as crianças a obter informações sensoriais sobre si e o espaço em que estão.

Agora esse novo estudo revelou que crianças que estão aprendendo a ficar em pé apresentam mais equilíbrio quando estão focadas em algum objeto. Para chegar a essa conclusão, os movimentos e a postura de 16 bebês de 11 meses que já conseguiam ficar em pé sozinhos, mas ainda não andavam, foram medidos por uma plataforma de força em duas situações diferentes: com e sem um brinquedo nas mãos.

O resultado da experiência mostrou que quando estavam com um brinquedo nas mãos, as oscilações diminuíam. Em outras palavras, foi possível verificar que os bebês mudam suas estratégias posturais conforme seus objetivos imediatos que variam entre explorar o ambiente ou interagir com um brinquedo.

“Nessa idade, a atenção deles é seletiva. Ou se concentram em andar ou em olhar o objeto”, explica a pediatra Miriam Silveira, membro do Departamento Científico de Pediatria do Comportamento e Desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria. “Para ficar em pé, a criança usa a parte frontal do cérebro, responsável pelas funções motoras. Mas, quando interagem com o objeto, estimulam a parte posterior do cérebro, referente às percepções dos órgãos sensoriais”.

Em outras palavras, a posse do objeto direciona a atenção da criança para outro fato além do de estar de pé e, com isso, os movimentos se tornam mais naturais e estáveis.

Para o pediatra Mário Roberto Hirschheirmer, do Hospital e Maternidade São Cristóvão (SP), o brinquedo funciona como um estímulo. “Andar é uma das tarefas mais complexas do desenvolvimento. Para ficar de pé sem ajuda, a criança precisa estar com seus sentidos amadurecidos e o objeto ajuda a ‘organizar’ essas percepções”.

O especialista alerta, no entanto, que os pais não devem forçar este estágio que, para algumas, pode acontecer aos 8 meses e, para outras, só depois de 1 ano. “Esse momento vai variar de criança para criança e nada tem a ver com sua capacidade ou potencial, mas está ligado a fatores genéticos. Não adianta pressionar o bebê a ficar em pé ou andar se ele não dá sinais de que está perto disso. O mais importante é respeitar o tempo dele.”

Quando seu filho ficar em pé, você pode estimulá-lo a andar, mas sem pressa. E, quando os primeiros passos finalmente acontecerem, os tombos serão normais! Afinal, seu filho ainda está aprendendo a se equilibrar. Então, respire fundo e acalme-se porque as quedas não costumam ser graves. Se acontecerem, acalme-o com abraços e beijinhos – muitas vezes, só isso já basta! Se a criança tiver batido a cabeça, observe-a por 18 horas. Repare se houve algum afundamento ou galo muito grande e se ela está diferente (pálida, sonolenta, chorosa ou com a fala enrolada). Se não tiver nenhum desses sintomas, pode dormir, sim. 
Fonte : Revista Crescer

domingo, 28 de outubro de 2012

VIII Campeonato Sul -Americano de Natação Master começa nesta terça-feira

O VIII Campeonato Sul-Americano de Natação Master, começa nesta terça-feira em Manaus com a presença de 10 países e 472 atletas, que irão disputar as provas na piscina da Vila Olímpica de Manaus.
Acompanhe todas as informações deste grande evento, no nosso blog.

Custo da Olimpíada fica abaixo do orçamento

Os gastos da Olimpíada de Londres ficaram abaixo do orçamento estabelecido pelo governo britânico. Segundo levantamento divulgado ontem, o custo total estimado para realização dos Jogos foi de R$ 28,8 bilhões. O valor é R$ 1,2 bilhão menor do que o previsto anteriormente (R$ 30,052 bilhões). Essa diferença será usada em reformas no Parque Olímpico. A economia feita veio principalmente das áreas de segurança, transporte e construção.
Um belo exemplo de planejamento e gestão de recursos, que deveria ser seguido pelos nossos organizadores da Olimpíada de 2016.

sábado, 27 de outubro de 2012

Imagens da Apresentação de 3 a 6 anos - Unidade Oscar Freire

Neste sábado, de muito sol, ocorreu na Academia Competition (Unidade Oscar Freire), a apresentação de 3 a 6 anos. Os nossos pequenos nadadores, mostraram todas as habilidades desenvolvidas neste semestre.
Parabéns a coordenadora Alessandra Toassa e sua equipe que fizeram um evento muito alegre para as crianças e pais que estiveram presentes.
Veja mais algumas fotos, deste evento :




Judo Kids - Imagens da Troca de Faixa

O Judo brasileiro é um dos esportes mais tradicionais em Olimpíadas. Desde os Jogos de Los Angeles em 1984, o Brasil sempre conquista pelo menos uma medalha. Nos Jogos deste ano em Londres o Brasil conquistou 4 medalhas, realizando a sua melhor campanha em Jogos Olímpicos.
Nesta manhã de sábado, ocorreu na Academia Competition de São Paulo, a troca de faixa, com a presença de diversas crianças e adolescentes.
Parabéns aos professores envolvidos na organização.
Confira abaixo algumas fotos deste belo evento :




sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Problemas de audição atingem 3 milhões de crianças

Criança distraída pode ser o sintoma de várias doenças. Enquanto muitos pais apostam em algum transtorno de comportamento, o problema pode ser físico: cerca de três milhões de crianças nos Estados Unidos sofrem com problemas de audição, e no Brasil, este número não é muito diferente.

Os primeiros sinais do problema costumam aparecer entre o terceiro e sexto mês de vida do bebê e pioram quando a criança deveria estar respondendo aos estímulos sonoros, ou seja, balbuciando, se assustando com barulhos mais altos ou não virando o rosto quando alguém fala.

A falta de atenção, isolamento ou agitação, trocas na fala, demora para falar, dificuldade para entender o que os outros falam, sentar muito próximo à televisão ou aumentar muito o volume e virar o rosto para um determinado lado quando alguém está falando também são sintomas em crianças maiores.

A perda auditiva leve ou moderada pode causar problemas na fala e, consequentemente, causar problemas na idade escolar. A dificuldade entender o que é dito pelos professores dificulta o aprendizado, a leitura e a convivência com outras crianças.

A fonoaudióloga Cristiane Machado, mãe de Bruna, diz que a perda auditiva, “se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, retraimento, ensino e relacionamento”.

A troca de fonemas e o baixo rendimento nas aulas e provas podem ser alguns indícios de déficit auditivo em crianças com idade escolar, já que elas acabam não assimilando o conteúdo corretamente.

Na maioria dos casos, o tratamento indicado pelos otorrinolaringologistas é o uso de aparelhos auditivos. Hoje, eles são discretos e descartam a necessidade de cirurgia. Já existem aparelhos especiais para as crianças na sala de aula, que passa o som da voz do professor diretamente para o receptor no aparelho.

Os pais também podem ajudar os filhos desde cedo. Para estimular o bebê sem pressão, converse com ele desde cedo, cante e leia em voz alta. Escutar os pais faz com que eles aprendam a usar os lábios e a língua.

Veja como as crianças devem reagir aos sons em cada fase da vida:

Até 3 meses
Asusta-se com ruído forte
Faz sons vogais como “ooh” e “aah”

Dos 3 aos 6 meses
Balbucia bastante
Movimenta os olhos e vira a cabeça na direção de vozes

Entre 6 meses e 9 meses
Responde ao seu próprio nome
Imita a fala com sons
Brinca com repetição da voz “La-la-la-la”

De 9 a 12 meses
Responde diferentemente a conversa feliz ou raivosa
Usa duas ou três palavras corretamente

De 1 a 2 anos
Identifica pessoas, partes do corpo
Pode nos dizer o que quer
Gesticula com fala apropriada
Repete algumas palavras ditas
Aumenta o vocabulário com aproximadamente 20 palavras

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Você sabe o que é psicomotricidade ?

Nos dias de hoje, o interesse pela Psicomotricidade se tornou  cada vez maior, nos ambientes mais diversos da sociedade: escolas, hospitais, consultórios médicos, etc. No entanto, essa mesma psicomotricidade permanece mal conhecida e mal delimitada na sua natureza e nas técnicas que dela decorrem.
A Psicomotricidade lida com os potenciais humanos como área básica. Por meio de estímulos, um correto esquema e imagem corporal, uma lateralização bem definida e trabalhada, uma boa tonicidade, equilibração e coordenação, é possível fazer com que o indivíduo crie um sentimento de competência e autoestima, se sinta amado e aceito pelos demais. Dessa maneira, ele se torna um transformador e um produtor social.
A psicomotricidade parte do princípio que o desenvolvimento das capacidades mentais (análise, síntese, abstração, simbolização, etc.) têm êxito a partir do correto conhecimento e controle da própria atividade corporal, ou seja, o esquema corporal. O corpo, o movimento e a ação são os elementos básicos do nosso conhecimento e compreensão do mundo. É por meio da experiência do movimento e da ação que o pensamento é construído, isto é, o movimento é o pensamento em ação.
A Educação Psicomotora, que engloba a multiplicidade de todos esses processos coordenados, tem como fim a estimulação do desenvolvimento integral do ser. Na reeducação psicomotora (R.P.M.) devemos nos esforçar para obter, através de uma relação singular entre paciente e psicomotricista (diálogo tônico):
- o domínio do equilíbrio e do tônus da postura;
- o controle e a eficácia das diversas coordenações globais e segmentares;
- a consciência do próprio corpo, a organização do esquema corporal;
- uma estruturação espaço-temporal correta, uma boa orientação espacial e lateralização;
- uma correta e eficaz praxia global e fina;
- Compreensão dos aspectos da Sociabilização.
As sessões de psicomotricidade podem acontecer dentro ou fora do currículo escolar, que variam entre 30 e 50 minutos de acordo com a necessidade.
A Psicomotricidade pode ser trabalhada em qualquer ambiente, externo ou interno. Utiliza-se os mais diversos tipos de materiais nos mais diferentes ambientes. Pode ser realizada no solo ou em aparelhos específicos (traves de equilíbrio, bancos, escadas, salto, argolas, cama elástica, entre outros).
As atividades desenvolvidas durante as sessões vão desde circuitos com exercícios básicos de coordenação, força, equilíbrio estático e dinâmico, até brincadeiras e jogos cooperativos. Podem envolver também o uso de fitas, arcos, bolas, cordas, massas, perna de pau, raquetes, etc. O importante mesmo é que as crianças possam vivenciar diferentes experiências da melhor maneira possível e, por intermédio delas, consigam se conhecer e se aceitar.
Uma das primeiras lições para os que desejam construir algo na vida é justamente aceitar que o conhecimento é fundamental para nosso desenvolvimento e amadurecimento.
Trocar experiências, ouvir os mestres e colocar em prática esses ensinamentos é um bom caminho rumo às vitórias, sejam elas quais forem.
Fazer uso dessas conquistas, e compartilhá-las com quem o ajudou, retribuir, reconhecer e entender a sua ampla significação, reflete no comportamento esperado de um ser humano digno e respeitável. Para isso, a criança precisa conhecer-se, respeitar-se e entender o outro, voltar às origens e vivenciar novamente o rolar, rastejar, engatinhar, quadrupejar, andar, correr, saltar… Conhecer e enxergar o indivíduo como um ser completo, onde o cognitivo, o motor e o afetivo se completam e formam a tripolaridade do mesmo.
E esse é nosso principal ideal: aprender e ensinar a criança a se expressar e conhecer suas próprias expressões corporais, seja por gestos, olhares, atitudes ou pelo silêncio.  Afinal, as palavras não dizem tudo.  Dessa maneira,  também cultivaremos  nos pequenos  atitudes e valores que os farão pessoas realmente capazes de fazer a diferença frente à nossa sociedade.
Texto de Maria Helena de S. Castro d'Ancora

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mudanças na CBDA


A natação brasileira está entre as que mais cresceram nos últimos ciclos olímpicos. Para continuar revelando nomes, subindo nos pódios das principais competições mundiais e conseguir gerenciar as necessidades crescentes, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos  resolveu aumentar sua equipe.
A partir de agora, o ex-nadador e medalhista olímpico, Djan Madruga, assume a diretoria executiva da CBDA, diretamente subordinada à presidência da entidade por este novo ciclo olímpico, com o intuito de colaborar com sua experiência esportiva e administrativa.
Além disso, a natação terá uma gerência segmentada por sexo, com um técnico para a natação masculina (Alberto Silva) e outro para a natação feminina (Fernando Vanzella), que poderão ser auxiliados por mais dois técnicos especializados em cada segmento. A superintendência permanece com o profº Ricardo de Moura, auxiliado pelo profº Rômulo Noronha.
A medida foi anunciada durante a reunião do Conselho Técnico Nacional de Natação que abrange a formatação dos calendários, regulamentos e critérios para o período 2013-2016, além de uma gestão integrada com os calendários de competições estudantis, universitárias, militares e paralímpicas.

Evite afogamentos - Comercial Criança Segura

Clique no link abaixo e assista ao comercial criado pela ONG Criança Segura, com o objetivo de prevenir afogamentos.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Atletas Paralimpicos mais rápidos que os Olímpicos ??

Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, o mundo poderá presenciar pela primeira vez um atleta Paralimpico superar um atleta Olímpico.
Clique no link abaixo e assista a esta bela reportagem, que conta a evolução dos atletas Paralimpicos.

Missy Franklin vai para a CAL

A decisão de escolha de College no NCAA mais esperada saiu na sexta-feira. A maior medalhista dos Jogos Olímpicos de Londres (4 ouro e 1 bronze), Melissa Franklin, de 17 anos, decidiu ingressar na Universidade da California Berkeley em agosto de 2013. Missy estava em dúvida entre outras três universidades: Texas, Geórgia e USC.

Na CAL, Missy vai ser treinada por Tery McKeever que foi a Head Coach da Seleção Americana Feminina em Londres. Missy mesmo com grandes oportunidades e ofertas, decidiu seguir a carreira universitária no NCAA o que lhe impedirá de receber patrocínios e premiações em dinheiro. De acordo com um levantamento, Missy seria capaz de ganhar até dois milhões de dólares por ano se viesse a se profissionalizar.

Missy completa 18 anos em maio do próximo ano. A nadadora não vai ao Mundial de Istambul e atualmente está disputando a temporada de high school em seu estado no Colorado. No próximo ano, disputa o Campeonato Americano em busca da vaga para o Mundial de Barcelona na Espanha. Até lá, será treinada por Todd Smitz, seu atual técnico na equipe do Colorado Stars.

Fonte:www.bestswimming.com.br

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O fim do Parque Aquático Julio Delamare !!!

O futebol mais uma vez sobrepõe a natação e o atletismo.
Os dois esportes que mais oferecem medalhas em olimpíadas, perderão o Parque Aquático Julio Delamare e a Pista de atletismo Celio de Barros.
O Governo do Rio de Janeiro oficializou nesta segunda-feira que no processo de privatização do Maracanã, O Complexo Aquático e o Estádio de Atletismo serão derrubados. Foi o secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Regis Fichtner, que anunciou a derrubada dos dois complexos.
Os motivos são discutíveis, mas segundo o Secretário é para atingir as exigências da FIFA e para tornar o Maracanã mais rentável. Isto porque o Estádio passará a ser administrado pela iniciativa privada rendendo cerca de 7 milhões de reais ao ano. 
O Secretário ainda anuncia que serão construídos novos complexos aquático e de atletismo em outra área, ao lado da Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristovão.
O Governo da Bahia que detonou a piscina da Vila Olímpica ao lado da Fonte Nova em 2010 e até hoje de piscina só se sabe de um projeto. Detalhe que na época, a piscina foi prometida em onze meses, já passaram mais de dois anos e a natação baiana sofrendo do descaso.
Viva o Brasil Olímpico e o seu legado !!

sábado, 20 de outubro de 2012

Imagens da Apresentação de 3 a 6 anos

Neste sábado, aconteceu na Academia Competition (Unidade Paulista), de São Paulo, a apresentação de 3 a 6 anos.
A garotada pode apresentar para os papais e familiares todas as habilidades desenvolvidas neste segundo semestre.
No próximo sábado é a vez dos peixinhos da Unidade Oscar Freire.
Veja abaixo, mais algumas fotos deste evento :




sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ouvir histórias e brincar torna seu filho mais inteligente na fase adulta

Ao ler uma história para o seu filho, duas novas possibilidades se abrem. A primeira é a do conhecimento. E ela acontece quando vocês descobrem, juntos, como as formigas vivem, por exemplo. A segunda é a da imaginação, que se desenrola a cada cena do texto contado por você. Cada um pode imaginar e criar do jeito que quiser o palácio do rei ou o guarda-roupa de uma princesa. 

Oferecendo essas duas possibilidades por meio dos livros e dos brinquedos – afinal, brincar também é criar uma história - você garante que seu filho seja mais inteligente no futuro. Essa foi a conclusão de um estudo feito pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, feito com 64 crianças, que foram acompanhadas desde o nascimento até completarem 20 anos. 

Durante esse tempo, os especialistas avaliaram os estímulos que elas recebiam em casa. E, então, quando completaram 20 anos, foi realizada uma ressonância magnética cerebral. Pelo exame, os cientistas comprovaram que aquelas crianças que, aos 4 anos, viviam em um ambiente com mais livros e brinquedos - e pais que interagiam com elas - tinham o córtex cerebral mais fino, o que está relacionado com mais inteligência, ou seja, QI mais alto na vida adulta. Essa parte do cérebro desempenha um papel fundamental em funções complexas, como a memória, atenção, consciência, linguagem, percepção e pensamento.

A espessura do córtex cerebral sofre alterações ao longo da vida. As crianças mais novas têm o córtex mais grosso, mas, à medida que vão crescendo, as células que não são tão importantes são podadas, o que permite que o cérebro fique mais ágil.

Para o neuropediatra Mauro Muszkat, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, o cérebro pode sofrer mudanças de acordo com as experiências que vivemos durante a vida. “Por isso, quanto mais – e melhor - estímulos a criança recebe, mais conexões e sinapses cerebrais desenvolve”, diz Muszkat. E quanto mais estimulado, mais fino fica o córtex, e melhor o desempenho do cérebro do seu filho.

Em entrevista à Crescer, o bioengenheiro Brian Avants, um dos autores da pesquisa, conta que o estudo mostrou que os estímulos no ambiente doméstico durante a primeira infância, em especial aos 4 anos, enriquece o desenvolvimento do cérebro na idade adulta. “A psicologia já havia levantado essa questão, mas agora nossa pesquisa reafirma a longevidade do efeito, que altera até mesmo a estrutura do cérebro. Dessa forma, ter livros e brinquedos ao redor das crianças, além de pais que interagem e estimulam, são pontos importantes para o desenvolvimento”, completa Avants.

“É durante os primeiros cinco anos de vida que a criança tem mais facilidade para aprender e se familiarizar com novos hábitos. Por isso, quando os pais apresentam uma nova história, eles estão criando uma nova janela de oportunidade para que a criança goste de ler, de ouvir histórias, de aprender e imaginar”, diz a neuropediatra Saada Ellovitch, do Hospital Samaritano (SP).

Para aproveitar essa capacidade, é ainda melhor oferecer diferentes tipos de livros, porque cada um estimula um novo olhar. “Os de imagens ajudam a criança a construir uma nova história, aqueles com texturas e sons desenvolvem o tato e a audição. Há também os livros de mistério, suspense, contos de fadas, engraçados, de receitas, artesanato. Tudo conta e oferece um tipo diferente de estímulo”, diz Maria José Nóbrega, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Abaixo, você confere 10 dicas de como estimular a leitura aí na sua casa:
- Leia para o seu filho desde bebê - e junto com ele depois!

- Escolha os livros preferidos dele (e os que você mais gosta) ou procure ideias por temas. Pode ser uma seleção com contos de fadas, de dar medo, com animais...

- Permita que a criança manuseie livros. Se forem pequenos, eles vão amar os livros-brinquedos

- Monte uma estante de livros no quarto do seu filho. É importante que eles estejam sempre ao alcance das crianças - isso vai aproximá-los

- Converse sobre os livros, mas não explique a história. É preciso que a criança tire suas conclusões, crie, imagine....

- Invente suas próprias histórias. E permita que seu filho faça o mesmo. Uma dica: você pode começar uma e a criança continua

- A história que vocês inventaram também pode se transformar em um roteiro para teatro. Basta montar um palco improvisado, roupas diferentes e está pronto!

- Leve seu filho para passear em livrarias e permita que escolha os próprios livros

- Em um fim de semana qualquer, chame seu filho para arrumar o acervo de livros em casa. E aproveite a arrumação para descobrir aqueles que não eram lidos há tempos

- Dê o exemplo, leia e mostre a eles o quanto isso é bacana!

Fonte: Fernanda Gimenes, diretora pedagógica da escola Cidade Jardim Playpen

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Matheus Santana a nova promessa da natação brasileira

Matheus Santana tem apenas 16 anos, foi revelado no Olaria e, hoje, defende o Botafogo. Já quebrou dois recordes da categoria do atual bicampeão mundial Cesar Cielo nos 50mts nado livre. Será que estamos vendo surgir um novo substituto do campeão olímpico dentro de alguns anos ? Só o tempo dirá. Enquanto isso conheça um pouco mais sobre Matheus Santana e o que o técnico de Cielo e do alvinegro pensam a respeito ! Clique no link abaixo :

Academia Brasileira de Treinadores

O Comite Olímpico Brasileiro iniciou nesta terça-feira, a sua Acacdemia Brasileira de Treinadores. Um curso destinado a treinadores de Natação, Ginástica Artística e Atletismo com duração de dois anos, divididos em blocos com aulas presenciais e a distância.

No dia de hoje um dos palestrantes foi o técnico de vôlei Bernardinho, que destacou pontos importantes da profissão, como o nosso estado de constante preocupação. Ele ainda falou sobre equipe, montagem de times - tanto de jogadores, quanto de profissionais.

Outra palestra a ser destacada foi do Prof. Dr. Roberto Paes - pró-reitor da UNICAMP, ele destacou a importância da pedagogia, não só na aprendizagem, como e principalmente  o treinamento. Falou em transformação e nas 3 palavras necessárias para se conseguir a transformação : Imprevisibilidade, Criatividade e Complexidade.

Segundo o professor, os 5 aspectos que devem estar presente no ensino-aprendizagem são: movimento, Aspectos Filosóficos, Aspectos Psicológicos, Inteligências Múltiplas e Aspectos Sociais.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Michael Phelps no Brasil !!

Finalmente chegou a vez do maior nadador da história vir ao Brasil. A Visa, um de seus principais patrocinadores, está organizando um evento fechado, para mídia e convidados, em São Paulo no dia 26 de outubro.

Michael Phelps já está confirmado e uma possível ida a Campinas também poderá acontecer. A Prefeitura Municipal de Campinas realiza um projeto de Special Olympics que tem o apoio de Phelps, dentro da metodologia da Michael Phelps Swimming School.

Fonte:www.bestswimming.com.br

Ian Thorpe no Mundial de Barcelona em 2013 ??

Ian Thorpe está em Cannes no famoso festival de cinema na França. Lá, a ABC está lançando o documentário "Ian Thorpe, the swimmer" e foi lá que o australiano confirmou o seu projeto ainda está inacabado. Thorpe que não conseguiu vaga para o time olímpico que foi a Londres já começou a treinar visando a equipe que vai ao Mundial de Barcelona no próximo ano.
Thorpe recém esteve na Espanha, mais especificamente em Palma de Mallorca em um training camp e deve retornar a Austrália para vários meses de treinamento visando a seletiva que acontecerá em março do próximo ano.
"Amo a natação", disse Thorpe, e mais "Olimpíadas é apenas parte disso".

Fonte:www.bestswimming.com.br

Dia Mundial de Lavar as mãos

O desafio do Dia Mundial de Lavar as Mãos é transformar este ato em um comportamento automático que deve ser realizado nas escolas, comunidades e nas casas de todo o mundo. A grande mudança da atitude de higienização das mãos é fundamental para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em reduzir as mortes entre crianças menores de cinco anos em dois terços até 2015.
Iniciado em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos é endossado por uma grande variedade de governos, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e pessoas que abraçaram a causa.
É muito importante orientarmos nossas crianças sobre a importância de lavar as mãos. Agindo assim, evitamos a propagação de micro-organismos que ocasionam várias doenças.
A boa lavagem das mãos é a primeira linha de defesa contra a propagação de várias doenças, desde as mais simples, como o resfriado; as mais graves, como Influenza, Meningite, Hepatite A, Bronquiolite; e os mais variados tipos de diarreia infecciosa.
Os estudos mostram que, se o hábito de lavar as mãos das crianças de até cinco anos fosse seguido à risca, cerca de seis mil mortes poderiam ser evitadas por ano no Brasil, 23% delas causadas por diarreia.
Embora as crianças nem sempre nos ouçam quando dizemos para que lavem as mãos, é importante que sejamos persistentes, pois o ato é a melhor maneira de evitar que os micro-organismos se espalhem e que as nossas crianças fiquem doentes.
Lavar as mãos com água e sabão deve ser um hábito de todas as horas. Antes de comer, depois de ir ao banheiro, depois de brincar e sempre que você se lembrar.
Mãos limpas significam muito mais saúde para você.
Por Regina Ruivo Bertrand, Supervisora SCI do Hospital Infantil Sabará

domingo, 14 de outubro de 2012

Ana Marcela e Allan do Carmo brilham na Copa do Mundo de Águas Abertas


Não poderia ser melhor, Ana Marcela da Cunha se sagrou bi campeã da Copa do Mundo de Águas Abertas vencendo a prova de encerramento da temporada em Shantou na China. Ana Marcela já havia garantido o título por antecipação ao vencer Hong Kong na semana passada e só precisava largar para garantir o título. Mas foi lá e obteve a sua quarta vitória nessa temporada.
Na classificação final feminina, Ana Marcela levou o primeiro lugar seguida da alemã Angela Maurer e da ucraniana Olga Benesnyeva.

Já na prova masculina Allan do Carmo terminou em terceiro lugar a prova de Shantou e ficou também com a terceira colocação no ranking final da FINA. O grego Spyridion Gianniotis foi o grande campeão do circuito.