domingo, 24 de fevereiro de 2013

Imagens do I Circuito de Lutas Kids - parte 1

Aconteceu neste sábado, na Academia Competition de São Paulo, o I Circuito de Lutas Kids. Que teve por objetivo proporcionar às crianças a vivência das quatro modalidades de lutas que a Academia oferece. Durante uma hora, elas puderam praticar as modalidades de TKD, Jiu-Jitsu, Capoeira e Judô.
O evento encerrou-se com a demonstração dos mestres de cada modalidade.
Equipe de Mestres, responsáveis pelas modalidades de Lutas



















segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Diga não para o afogamento


Suplemento de ferro para recém nascidos

Hoje em dia, existe uma incidência muito grande de prematuros, e os pais destas crianças ficam sempre preocupados como será a vida futura delas. É evidente que isso dependerá de muitos fatores como o peso de nascimento, as intercorrências que ocorreram na maternidade, etc. Mas, esse estudo publicado na revista Pediatrics descobriu que, dando suplementos de ferro para bebês de baixo peso, o risco de problemas de comportamento na vida adulta é reduzido.
O estudo Effects of Iron Supplementation on LBW Infants on Cognition and Behavior at 3 Years, publicado na edição de janeiro deste ano, levou pesquisadores à Suécia que deram para 285 recém-nascidos de baixo peso, de 6 semanas a 6 meses de idade, um pequeno aporte de suplementos de ferro. Aos 3 anos e meio, essas crianças e outros 95 bebês que tinham um peso normal foram avaliados com relação à inteligência e o comportamento. Não houve diferenças significativas no QI entre os grupos nascidos com baixo peso e o de controle de peso normal.
No entanto, para os problemas comportamentais, houve um efeito significativo em relação aos suplementos de ferro. Dos recém-nascidos de baixo peso que não receberam suplementos de ferro, 12,7% mostraram sinais de problemas de comportamento em comparação aos 2,9% das crianças do grupo que recebeu. No grupo controle, 3,2% delas mostraram sinais de problemas de comportamento.
Os autores do estudo concluem que os resultados demonstraram benefícios em longo prazo para a saúde da suplementação de ferro nos bebês com peso baixo no nascimento. Se você tem um filho nesse caso, converse com seu pediatra sobre este assunto.
Fonte : Dr. José Luiz Setúbal

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Aumenta número de crianças diagnosticadas com Transtorno do Defíct de Atenção

O número de crianças diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção (TDA/H) teve um aumento de 24% entre 2001 e 2010, afirma um estudo publicado pela revista ‘JAMA Pediatrics’. A pesquisa revela que o número de crianças norte-americanas com a desordem subiu de 2,5%, em 2001, para 3,1%, em 2010.
As taxas subiram mais entre as crianças que representavam as minorias, subindo quase 70% do total de crianças negras, e 60% entre jovens latino-americanos. Entre as meninas negras, as taxas de TDA/H aumentaram 90%. No entanto, as maiores taxas ainda estão entre crianças brancas, subindo de 4,7% para 5,6% durante o período analisado.
O fator determinante desse aumento pode ser a conscientização da existência do TDA/H entre pais, professores e pediatras, afirma o autor do estudo Dr. Darios Getahun, cientista da Kaiser Permanente. Para as crianças que precisam de ajuda, isso é uma coisa boa, afirma o pesquisador.
“Quanto antes o diagnóstico for feito, mais cedo nós poderemos iniciar um tratamento que trará um retorno melhor para a criança”, afirma. 
Fonte: Revista Pais e Filhos

Campeonato Brasileiro Master é transferido para Porto Alegre

O 51º Campeonato Brasileiro Master de Natação, que estava anteriormente marcado para acontecer em São Paulo, foi transferido para a cidade de Porto Alegre. O evento irá ocorrer entre os dias 25 a 28 de Abril e será a primeira competição que irá ocorrer na nova piscina de 50mts do Grêmio Náutico União.
Esta competição será a última oportunidade, dos atletas que participarão do Panamericano de Sarasota, de participar de uma competição em piscina de 50mts.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Parque Aquático do Vasco está cada vez mais abandonado

Clique no link abaixo e veja a situação deplorável do Parque Aquático do Vasco da Gama, na cidade Olímpica de 2016.

Alergia Alimentar influência o bullying infantil

Bullying parece ser a palavra da moda, pois volta e meia a vejo associada a uma série de eventos que, na maioria das vezes, acredito que não deveria ser aplicada. Lendo a revista Pediatrics de janeiro, me deparei com um artigo que relacionava alergia alimentar e bullying. O estudo agrupa os relatos de pais de crianças com alergia alimentar e o bullying sofrido por elas.
Sendo uma doença comum (cerca de 8% das crianças americanas), a alergia alimentar é muito estudada, principalmente sobre o aspecto médico e nutricional. Por isso, essa abordagem psicológica é interessante.
Os pesquisadores entrevistaram 251 pais e cuidadores de crianças para ver se elas sofreram o bullying relacionado às suas alergias alimentares. Os resultados mostraram que 31,5% delas relataram intimidação e ameaças que envolviam, frequentemente, os alimentos que elas não podiam ingerir. Aquelas que apontaram intimidação tiveram maior estresse e, consequentemente, níveis mais baixos de qualidade de vida.
Dos entrevistados, cerca da metade dos pais relataram estar cientes do bullying sofridos pelos filhos. As crianças cujos responsáveis estavam cientes desse quadro tinham menos estresse e maior qualidade de vida que aquelas cujos os responsáveis não sabiam do problema. 
Os autores enfatizam que é importante que os pais e pediatras das crianças com alergia alimentar se informem sobre bullying para reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida delas.
Texto do Dr. José Luiz Setúbal

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O nadador chinês Sun Yang recebe punição

De acordo com o jornal Xinhua, o principal nadador chinês será punido por má conduta a diversas regras do time Zhejiang College of Sports. Sun Yang e seu treinador Zhu Zhigen tiveram uma discussão, pois Zhu não estava aceitando o comportamento do campeão olímpico nos últimos tempos.
O treinador não aprova o relacionamento público do atleta com uma aeromoça. Além disso, Yang tem tido muitos compromissos com patrocinadores, que vêm atrapalhando os treinamentos do nadador, que não consegue seguir o regime de treinos à risca há pelo menos 40 dias.
O reitor da faculdade (onde a sua equipe estuda e treina) disse: “Aqui é lugar para bons atletas, não atletas com privilégio". Embora Sun Yang tenha percebido o que fez de errado e prometido agir corretamente, temos que puni-lo assim como qualquer outro”.
O fundista será temporareamente suspenso de todas as atividades publicitárias e será multado com 1 mês de salário.
Ah !! se a moda pega aqui no Brasil.....

Mais de 4 mil voluntários para o Mundial de Barcelona

As inscrições começaram no dia 11 de setembro de 2012 e cinco meses depois mais de 4 mil pessoas se cadastraram como voluntário para participar da 15a edição do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos que será realizada em Barcelona. A organização do evento estimava algo em torno de 3 mil inscritos o que já seriam suficiente para cobrir todo campeonato, mas a expectativa foi superada com folga. 
Ao longo de 16 dias de competições de seis modalidades aquáticas os voluntários estarão espalhados nas quatro arenas de competição, além de aeroportos, hotéis e no IBC. A organização espera receber entre 19 de julho e 04 de agosto 14 mil pessoas para assistir ao Mundial. 
Os voluntários selecionados começarão a receber treinamento em breve, tudo para atender da melhor maneira possível, não só os atletas, mas também todos os espectadores! Que venha o Mundial!
Fonte : Mariana Brochado

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Hábito alimentar da família influencia no paladar das crianças

É importante que as crianças sejam incentivadas a ter bons hábitos alimentares desde cedo. Segundo o nutrólogo Mauro Fisberg, os pais devem incentivar e propor um ambiente familiar sem guloseimas, tentações e alimentos calóricos. 
Se os pais não tiverem essa preocupação e não se importarem com a alimentação, os filhos terão os mesmos maus hábitos quando crescerem. De acordo com a nutricionista Sônia Tucunduva, é importante que as crianças tenham horários para as refeições e que a família se junte para comer. Isso é uma forma de incentivar e ajudar na formação do paladar das crianças.  
O controle da dieta dos pequenos deve ser necessário, porém sem radicalismos. É possível liberar algo que está fora do cardápio saudável, porém com moderação. Segundo os especialistas, uma vez por semana é suficiente. Se a criança não possuir o hábito de comer doces, por exemplo, não sentirá a necessidade de consumi-los. Apostar em frutas e saladas antes das refeições ajuda a aceitarem melhor a ideia. Os pais devem tomar cuidado com as gorduras, frituras, doces e refrigerantes, principalmente como forma de recompensa. 
Fazer as crianças experimentarem todos os dias um legume ou verdura de forma gradativa pode trazer bons resultados. Um cardápio equilibrado ajuda no desenvolvimento e saúde da criança.  O importante é não proibir, apenas controlar!
Fonte : Portal da Educação Física

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O bem que o seu toque faz para o seu filho

Não existe nada melhor do que chegar em casa após um dia longo de trabalho e dar aquele abraço apertado nas crianças, não é mesmo? Se você concorda, vai gostar de receber essa notícia: quando faz isso, está contribuindo – e muito mais do que imagina – para o bem estar de seus filhos.
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Medicina de Viena, na Áustria, abraçar outras pessoas pode ajudar a reduzir as sensações de estresse e ansiedade. Isso acontece graças à liberação de uma substância chamada ocitocina, conhecida popularmente como “hormônio do amor”. “A ocitocina está ligada ao prazer e ao bem estar emocional. Quando recebemos algum tipo de carícia, como o abraço, ela é liberada em maior quantidade”, explica a psicóloga Ana Lúcia Gomes Castello, do Hospital Infantil Sabará (SP).
Mas não é qualquer abraço que entra nessa conta. Os cientistas responsáveis pelo estudo deixaram claro que esse processo só funciona quando as pessoas envolvidas apresentam e demonstram sentimentos mútuos e verdadeiros. Se elas não se conhecerem ou se o abraço não for desejado pelas duas partes, pode acontecer o contrário. Nesse caso, ocorre liberação maior de uma outra substância, chamada cortisol, que está ligada ao estresse.
“Isso funciona para todas as manifestações físicas do homem. Quando o estímulo é positivo, há liberação maior de ocitocina, e a resposta é favorável. Quando o estímulo é negativo, há liberação maior de cortisol, e a resposta não é favorável”, afirma Ana Lúcia.
Geraldo Possendoro, psicoterapeuta especialista em medicina comportamental da Unifesp, explica ainda que outros fatores também podem estar envolvidos nesse processo, como a atuação do nosso sistema límbico, que é responsável por nossas emoções. “No centro desse sistema está a amígdala cerebral, que tem a função de dar significado afetivo às coisas. Ela pode ser ativada de diversas maneiras, inclusive com um abraço, causando sensação de bem estar por meio da manutenção de um vínculo”, diz.
Carinho de mãe
E o abraço não é o único toque que traz benefícios à saúde de seu filho. Um estudo anterior, feito por três universidades britânicas com 271 mães de primeira viagem, mostrou que o toque materno, seja ele qual for, reduz a atividade dos genes da criança que respondem ao estresse. “Se o ambiente estiver favorável e seguro, o bebê também ficará calmo. E isso é algo instintivo: pegar no colo, interagir e amamentar são situações naturais de cuidado que ajudam a tranquilizar”, afirma a ginecologista e obstetra Karina Zulli, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).
Por meio do toque, ele também toma consciência dos limites do próprio corpo e da presença física da mãe. “Quando você toca o bebê, está transmitindo a mensagem de que ele não está sozinho no mundo”, explica a fisioterapeuta Fátima Aparecida Caromano, professora do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP e autora de Como e Por Que Massagear o Bebê (Ed. Manole). A cada afago, beijo ou cafuné, o que ela define como "somatória de contatos", você e o seu filho se tornam mais próximos. "Aos poucos, o bebê passa a reconhecer a mãe pelas sensações de conforto e bem-estar que ela provoca", diz. É por isso, inclusive, que ele dificilmente “troca” o seu colo pelo de outras pessoas.
Outras técnicas
A importância do contato pele a pele pode ser dimensionada, ainda, com os resultados positivos do método mãe-canguru (terapia em que os bebês prematuros ficam em contato direto com um dos pais, sem roupa, com o objetivo de fortalecer a imunidade, entre outros benefícios). Um estudo realizado na Colômbia, com 777 recém-nascidos que pesavam até dois quilos, demonstrou que as crianças submetidas à técnica apresentam maior ganho de peso, melhor desenvolvimento psicomotor e mais resistência a doenças e infecções do que aquelas que ficam em incubadoras sem ter contato intenso com as mães.
Outra técnica parecida é a da Shantala, massagem indiana que, por meio da repetição de alguns toques suaves, cria uma ligação especial entre a mãe e o bebê, além de relaxar, diminuir as cólicas e deixar o sono mais tranquilo.
Agora que você já sabe de tudo isso, que tal praticar um pouco com sua família? Um gesto de carinho, afinal, nunca é demais – muito menos com tantos benefícios envolvidos.  
Fonte : Revista Crescer

Idade mínima para as Maratonas Aquáticas

Este ano é temporada de muitas decisões nos esportes aquáticos. É o fim do quadriênio 2009-2013 e nos Congressos que acontecem durante o Mundial de Barcelona teremos novas regras e eleição da Presidência da FINA.
Entre os assuntos ligados as maratonas aquáticas, há uma discussão entre qual seria a idade mínima para a participação de um atleta nas provas de águas abertas da FINA. Há duas propostas na mesa e que serão votadas e decididas pelo Bureau da FINA. Uma delas foi apresentada pelo Brasil, onde a idade sugerida de 14 anos é inclusive referendada pelo Comitê Técnico das Águas Abertas da FINA. A outra proposta, é da Dinamarca que pede a mudança para os 15 anos de idade, como idade mínima.
A idade pelas regras da FINA é determinada pelo ano de nascimento do atleta e não pela idade do atleta no dia da prova. Assim, seria o ano que o atleta teria esta idade no dia 31 de dezembro. A decisão só sairá em julho e será colocada em vigor para o próximo quadriênio 2014-2017.
Fonte : bestswimming

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Hidro Folia 2013 é Carnaval dentro d'água










No último sábado aconteceu na Academia Competition, de São Paulo a aula de Hidroginástica de Carnaval - Hidro Folia 2013 - com a participação de mais de 70 alunos que durante uma hora, puderam se exercitar; e se divertir, ao som da Bateria da Escola de Samba Águia de Ouro.

Michael Phelps na decisão do SuperBowl

Neste domingo, ocorreu o maior evento esportivo dos Estados Unidos, o Super Bowl ( a decisão do Campeonato de Futebol Americano).
Neste ano, San Francisco e Baltimore tiveram o privilégio de realizar a final.
Num final de jogo emocionante vitória para Baltimore, por 34 a 31.
Uma das personalidades presentes ao estádio, foi Michael Phelps, que teve o privilégio de assistir a final  no Side Line, bem pertinho do campo, e acompanhar o último jogo de um dos seus maiores ídolos, Ray Lewis, considerado o maior defensor de todos os tempos da liga.
Clique no link abaixo e veja, o vídeo que conta um pouco da última participação de Ray Lewis, que assim como Phelps, deixa o esporte com uma grande conquista.

Ana Marcela Cunha, é medalha de Prata em Viedma

A primeira medalha das Maratonas Aquáticas saiu ontem com Ana Marcela Cunha na segunda etapa do Circuito, em Viedma na Argentina.A vencedora foi novamente a americana Emily Brunemann que já desponta na liderança do circuito. Ana Marcela terminou em segundo. Poliana Okimoto passou mal antes da prova, com diarréia e vômito e nem competiu.No masculino, Allan do Carmo teve a melhor posição, terminando em 6º. O vencedor no masculino foi o francês Romain Beraud, que também já havia vencido em Santos. Damien Cattin deu a dobradinha para a França. Os outros dois brasileiros Vitor Colonese e Matheus Evangelista passaram mal no meio do percurso e não completaram o percurso.
Confira os Resultados da 2ª Etapa
Women
#AthleteFed.Time
1Emily BRUNEMANNUSA1:59:51
2Ana Marcela CUNHABRA1:59:55
3Nadine REICHERTGER1:59:58
4Olga BERESNYEVAUKR2:00:00
5Eva RISZTOVHUN2:00:06.04
6Christine JENNINGSUSA2:00:06.47
7Celia BARROTFRA2:00:19.90
8Yumi KIDAJPN2:00:45
9Liliana HERNANDEZVEN2:02:56
10Heidi GEORGEUSA2:04:47
11Carla DIAZVEN2:04:50
12Gabriela CORDEIROBRA2:04:54
13Florencia MELO ELZENVEN2:04:55
14Paola PEREZVEN2:05:01
15Rachel WILLIAMSONGBR2:30:19
Men
#AthleteFed.Time
1Romain BERAUDFRA1:50:21
2Damien CATTIN VIDALFRA1:50:30
3Thomas LURZGER1:50:38
4Alexander MEYERUSA1:50:44
5Igor SNITKOUKR1:50:45
6Allan DO CARMOBRA1:50:46
7Gergely GYURTAHUN1:50:48
8Jack BURNELLGBR1:50:49
9Joanes HEDELFRA1:50:53
10Tom ALLENGBR1:50:55
11Tom SUNTERGBR1:51:57
12Andreas WASCHBURGERGER1:52:19
13Charlie CUIGNETFRA1:52:24
14Bertrand VENTURIFRA1:52:28
15Aimeson KINGCAN1:52:30
16Samuel DE BONABRA1:52:37
17Igor CHARVYNSKIYUKR1:52:44
18Yuto KOBAYASHIJPN1:52:48
19Luis BOLANOSVEN1:53:18
20David CARRILLOVEN1:55:24
21Diego VERAVEN1:55:28
22Johndry SEGOVIAVEN1:55:29
23Aquiles BALAUDOARG2:07:50

Polo Aquático Feminino classificado para o Mundial de Barcelona

O Brasil fez bonito no polo aquático tanto no feminino quanto no masculino no Pré-Mundial realizado no Canadá. Já classificada para o Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona desde a véspera, quando venceu a Argentina na semifinal, as meninas disputaram a final do Pré-Mundial de Calgary com o anfitrião Canadá e perdeu por 11 a 6, neste último domingo. O bronze feminino ficou com a Venezuela que passou pela Argentina por 6 a 5. 
Já a equipe masculina, que não conquistou a tão sonhada vaga, ao perder na prorrogação para o Canadá por um gol, na semifinal de sábado, disputou a medalha de bronze contra a Argentina e venceu por 10 a 6. Na decisão masculina vitória do Canadá sobre os EUA por 7 a 6 e ambos estão classificados para o Mundial de Barcelona.
Os goleiros brasileiros Manuela Canetti e Marcelinho Chagas foram os melhores da competição e premiados individualmente ao lado dos canadenses Justin Boyd e Joelle Békhazi, considerados os melhores atletas do Pré-Mundial.
Fonte : Mariana Brochado

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Casa do Zezinho - um belo exemplo

A Casa do Zezinho, é um exemplo de como esporte e cultura associados podem ajudar no desenvolvimento de crianças e jovens.
A Casa do Zezinho foi fundada em 1994 e iniciou atendendo 7 crianças. Hoje a Casa do Zezinho atende 1500 crianças por dia, no bairro do Capão Redondo (SP).
Clique no link abaixo e veja a bonita matéria realizada pelo SPTV.