sexta-feira, 31 de maio de 2013

Imagens do Grand Prix de Santa Clara





Grand Prix de Santa Clara - dia 2

Nathan Adrian, o destaque do segundo dia
Nessa sexta-feira tivemos um dia recheado de provas em Santa Clara, na Califórnia, e com presença de brasileiros nas finais. Logo na segunda prova do dia, os 100m livre no masculino, Nicolas Oliveira e Fernando Ernesto, ambos classificados para o Mundial de Barcelona, mas que ainda precisam fazer um desempate para ver quem vai nadar esta prova na cidade catalã, conquistaram boas marcas para o período de treinamento. Por apenas um centésimo Nilo não conquistou a medalha de bronze e terminou em quarto lugar com 49.60. Já Fernando ficou em sétimo com 50.30 na prova vencida pelo atual campeão olímpico da distância, Nathan Adrian. Com 48.08 o americano mostrou que está em boa forma, mesmo não estando 100% ainda, já que os nadadores americanos estão se preparando para a seletiva pro Mundial que acontece no final de junho em Indianápolis. Esse é o quarto melhor tempo do mundo nessa temporada e o novo recorde da competição. A antiga marca pertencia ao canadense Brent Hayden, desde 2009, com 48.44. Depois dos 100m livre o duelo entre Nathan e o brasileiro Cesar Cielo nos 50m livre cresce mais ainda!
Nos 200m peito no masculino tivemos uma curiosidade. A prova foi vencida com uma certa tranquilidade pelo americano Kevin Cordes que liderou a prova do início ao fim, mas nadando na final B, B.J. Johnson com 2.13.39 teria ficado em segundo lugar na prova, já que Glenn Syderns com 2.13.63 foi o segundo melhor na final A. Nessa prova tivemos mais um brasileiro, Felipe Lima, que terminou em sexto lugar com 2.15.55.
Quem parece que está começando a encaixar o treinamento nas competições é Ryan Lochte. Depois de vermos um dos principais nomes da modalidade nem subindo ao pódio nas três últimas etapas do GP, dessa vez Ryan voltou a mostrar o porque é um dos melhores nadadores do mundo. Lochte terminou os 100m livre em segundo lugar e, ainda, venceu os 100m borboleta. Parece que Ryan está voltando a ser aquele nadador que estamos acostumados a ver e bons resultados estão por vir na seletiva.
Nesse sábado o Sportv 2 transmite, ao vivo, o terceiro dia de finais a partir das 21hr e com Cesar Cielo na piscina para nadar os 50m livre! Confira os resultados dessa sexta!
- 100m livre feminino – Megan Romano (54.16); Natalie Coughlin (54.33); Missy Franklin (54.56)
- 100m livre masculino – Nathan Adrian (48.08); Ryan Lochte (49.53); Conor Dwyer (49.59); 4 lugar – Nicolas Oliveira (49.60); 7 lugar – Fernando Ernesto (50.30)
- 200m peito feminino – Laura Sogar (2.26.53); Micah Lawrence (2.27.32); Caitlin Leverenz (2.27.35)
- 200m peito masculino – Kevin Cordes (2.10.95); Glenn Snyders (2.13.63); Mike Alexandrov (2.14.02); 6 lugar – Felipe Lima (2.15.55)
- 400m livre feminino – Gillian Ryan (4.11.83); Alexa Komarnycky (4.11.93); Allison Schmidt (4.11.97)
- 400m livre masculino – Connor Jaeger (3.46.93); Conor Dwyer (3.48.20); Ryan Cochrane (3.49.62)
- 100m borboleta feminino – Katerine Savard (58.83); Dana Vollmer (58.90); Kendyl Steward (59.22)
- 100m borboleta masculino – Ryan Lochte (52.29); Tyler McGill (52.49); Jason Dunford (52.69)
Fonte : Mariana Machado

A importância de ter um melhor amigo na infância

Ben Thomas, diretor da escola Thomas’s London Day, em Londres, causou polêmica entre pais de alunos no início do mês ao afirmar que crianças não deveriam ter melhores amigos. Segundo ele, “é possível desenvolver amizades muito possessivas, e é muito mais fácil se as crianças puderem dividir os amigos e ter vários bons companheiros em vez de criar uma obsessão em torno do melhor amigo”. Ben também disse que gostaria de transformar sua ideia em política escolar, incentivando crianças de 4 a 10 anos a não se apegarem demais a um colega de classe.
À primeira vista, os argumentos do diretor até parecem fazer sentido, mas será que isso funciona na prática? De acordo com a psicóloga Rita Calegari, do Hospital São Camilo (SP), provavelmente não. “Os pais não podem efetivamente impedir que os filhos desenvolvam esses laços especiais. O melhor amigo não é uma opção, é um comportamento natural do desenvolvimento da criança”, diz a especialista.Se o seu filho tem um melhor amigo, você deve encarar isso como um sinal positivo e estimular o estreitamento desses laços. Isso porque significa que ele está criando vínculos saudáveis e, melhor ainda, com pessoas que estão fora de seu círculo familiar. Segundo Rita, no caso de crianças pequenas, o melhor amigo não necessariamente é uma pessoa – pode ser um brinquedo! “É o apego a algo que está fora de você e que sai do ambiente privado da família. O melhor amigo pode ser o primeiro passo que a criança dá no sentido do outro, de buscar o mundo”, explica a psicóloga.
Ao falar sobre o problema que amizades muito próximas trazem, Ben comentou que “amizades obsessivas” também podem machucar uma terceira criança, que fica fora daquele círculo, e que esse ostracismo seria tão doloroso quanto bullying. Mas, para Rita, mais uma vez, é o tipo de situação que os pais e educadores não podem – nem devem – excluir da vida dos filhos ou alunos. “Isso é a vida como ela é. Às vezes você quer ser melhor amigo de alguém e não consegue, porque o melhor amigo não se adquire, se conquista, e às vezes por mais esforço que você faça isso não acontece. Aí vem a frustração, baixa auto estima, coisas difíceis de lidar, mas a criança precisa entender que o mundo é assim mesmo. E quanto mais cedo ela aprende que aquilo não mata, melhor”.
Essas frustrações também podem aparecer mesmo entre os melhores amigos. Afinal, nem as relações infantis são feitas só de coisas boas. As crianças podem brigar, sentir ciúmes uma da outra ou até mesmo sofrer uma separação dolorosa porque uma delas muda de cidade. E ambas terão que aprender a lidar com esses sentimentos.
No meio de tantas emoções, o papel da família, principalmente dos pais, é dar o apoio emocional para a criança. Se algo ruim acontecer, seja porque a criança foi magoada por seu melhor amigo ou porque ela foi excluída do grupo de melhores amigos no qual gostaria de estar, os familiares precisam saber o que está acontecendo. A partir daí, devem explicar que durante a vida será normal passar por situações como essa. O mais importante é não apontar um culpado e incentivar a criança a perdoar. Se os próprios pais não souberem como agir, não precisam esconder sua fraqueza. Algo como “a mamãe também não sabe como diminuir a sua dor, mas nós vamos passar por esse momento juntos e descobrir como resolver esse problema” com certeza já fará seu filho se sentir melhor. Lembre-se: mentir, nunca! Por exemplo, se o amigo do seu filho está indo para outra cidade, não alimente suas esperanças de que ele voltará em breve, mas vocês podem combinar de visitá-lo.
Outro cuidado que os pais devem ter quando se trata do melhor amigo é não alimentar apenas essa relação. Se a criança têm suas preferências, ótimo, mas os pais não precisam incentivar a exclusividade. Até porque essa preferência provavelmente vai mudar conforme a criança cresce. Nesse sentido, vale adaptar o conselho do diretor Ben Thomas: você pode ter um melhor amigo, desde que não esqueça dos outros bons amigos. E você, se lembra do melhor amigo da sua infância?
Fonte: Revista Crescer

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Balizamento do Campeonato Panamericano Masters de Natação

Clique no link abaixo e veja o balizamento das provas de natação do Campeonato Panamericano Masters de Natação.

Grand Prix de Santa Clara - dia 1

Começou nessa quinta-feira a última etapa do Grand Prix americano de natação que está sendo realizado em Santa Clara, na Califórnia. Nesse primeiro dia de finais tivemos apenas duas provas, de fundo, e logo no início da competição Carolina Bilich, classificada para o Mundial de Barcelona no revezamento 4x200m livre, conquistou a medalha de bronze nos 1500m livre em uma chegada disputadíssima com Bridget Coley, mas por apenas 7 centésimos a brasileira levou a melhor com 17.00.42. A prova foi vencida por Tabitha Baumann com 16.37.03 seguida da mexicana Escobar Torres com 16.40.53.
Já nos 800m livre masculino vitória para Connor Jaeger com 7.50.14, novo recorde da competição. O americano superou a antiga marca que pertencia ao sul-coreano Taehwan Park de 7.52.07 de um ano atrás. Mark Horton (7.59.64) e Ryan Cochrane (7.59.71) completaram o pódio na segunda e terceira colocações respectivamente.  
Nessa sexta-feira teremos muitos brasileiros em ação no Sportv 3 a partir das 21hr. Cesar Cielo, que nadaria os 100m livre amanhã, acabou desistindo da prova e só irá nadar mesmo os 50m livre no sábado. Não perca!
Fonte: Mariana Machado

Super Heróis são aliados de hospital para tratar crianças com câncer

Atualmente, a cura do câncer infantil ultrapassa 80% na maioria dos tumores e um dos maiores desafios dos médicos é fazer com que o tratamento não seja um momento tão traumático para as crianças.
Pensando nisso, o departamento de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo, em São Paulo se uniu à Warner Bros. e à agência de publicidade JWT para trazer os personagens - e a coragem - da Liga da Justiça para os corredores do hospital. Eles criaram o conceito de "Superformula" para se referir à quimioterapia. 
Funciona assim: os recipientes de quimioterapia, em vez de ficarem expostos como soros comuns, são envolvidos por uma capa com os símbolos de personagens como Batman, Lanterna Verde e Mulher Maravilha. A ala da pediatria do hospital também ganhou nova decoração. A sala de brinquedos virou a Sala da Justiça, portas e corredores foram decorados com o tema, e a fachada ganhou uma entrada exclusiva para pequenos heróis.
O projeto também colocou os responsáveis pela campanha e os médicos do hospital juntos na criação e produção de uma série especial de desenhos animados e gibis, onde os próprios heróis vivem uma história semelhante a da criança com câncer e se recuperam através dessa Superformula.
“O tratamento, principalmente no começo, é muito assustador tanto para a criança quanto para a família. O projeto Superformula ajuda no entendimento da doença e exerce sobre ao paciente o poder dele ter mais forças para enfrentar a dor e os problemas e ficar bem. Os pacientes são os verdadeiros super-heróis, cujo poder é acreditar na cura”, afirmou em nota a diretora de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo, Cecília Lima da Costa.
Clique no link abaixo e assista ao vídeo que mostra como funciona esta bela iniciativa :
Versão em Português
Versão em Inglês

Natação Australiana : Temos Vagas

A Federação Australiana divulgou nesta quinta-feira,  o anúncio oficial da oferta de emprego para ser o Head Coach da Seleção Nacional Australiana até os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.
O anuncio que descreve detalhes da função e responsabilidades; traz um interessante tópico como sendo fundamental para o cargo :
" Ter a capacidade de trabalhar com crianças"
Ou seja, é a Federação Australiana pensando em um trabalho integral e a longo prazo de seu esporte mais popular.
Precisamos começar a ter esta visão também.
Detalhe o salário não está especificado, mas a expectativa é entre 150 a 200 mil dólares anuais.

Grand Prix de Santa Clara no Sportv

Nesta sexta-feira e sábado, o Sportv, transmite o Grand Prix de Natação de Santa Clara, última competição, antes da seletiva americana que definira a equipe para o Mundial de Barcelona. Atletas do Corinthians, Minas Tênis e Cesar Cielo estarão presentes no evento.
Clique no link abaixo e assista a reportagem do Sportv.

COI valoriza os Esportes Aquáticos

O primeiro dia de reuniões em São Petersburgo, na Rússia, foi ótimo para os esportes aquáticos. O Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional baseado nas informações de audiência de televisão, popularidade e retorno de mídia, elevou os esportes aquáticos e a ginástica para o patamar “A” na distribuição de verbas da entidade. Desde 1996, em Atlanta, o atletismo ocupava este patamar isolado, agora, vai dividir a verba maior dos esportes com as duas modalidades.
Foi uma vitória e tanto para a FINA que tem investido um bocado no marketing e tentando abrir os espaços na cobertura de televisão mundial.
A distrbuição de verba pelo COI dividiu as modalidades em cinco patamares:
Grupo A: aquáticos, atletismo e ginástica
Grupo B: basquete, ciclismo, futebol, tênis e vôlei
Grupo C: badminton, boxe, judô, levantamento de peso, remo, tênis de mesa, tiro e tiro com arco
Grupo D: canoagem, esgrima, handebol, hipismo, hóquei, luta, taekwondo, triatlo e vela
Grupo E: golfe, pentatlo moderno e rúgbi
Outra decisão importante do primeiro dia do encontro foi a diminuição da lista de oito para três esportes candidatos a uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2020. Os esportes selecionados foram a luta greco-romana, o squash e a combinação de beisebol para os homens e softbol para as mulheres. A decisão final, dos três esportes para o que ganhará a vaga acontece em setembro na cidade de Buenos Aires, Argentina.
Fonte:bestswimming

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Programa Oficial do Panamericano Master de Natação

Faltam sete dias para começar as provas de natação do Panamericano Master. Clique no link abaixo e confira o belo Programa Oficial do Evento, que trás todas as informações necessárias aos nadadores como a programação das provas, itinérarios de ônibus, restaurantes e outras facilidades que se encontram em Sarasota.

Grand Prix de Santa Clara

A partir de amanhã, até domingo, a última etapa do Grand Prix 2012-2013. Última competição nos EUA antes do Trials, os americanos estarão em peso. E não pára por aí não, muitos brasileiros já estão por lá, com alguns integrantes da equipe do Minas Tênis Clube como Felipe Lima e do Corinthians como Leonardo de Deus, além de nadadores da seleção australiana como Emily Seebohm
Dos americanos, pode-se esperar o melhor: Missy Franklin, Jessica Hardy, Allison Schmitt, Natalie Coughlin, Nathan Adrian, Cullen Jones, Tyler Clary, Dana Vollmer e Ryan Lochte.
Cesar Cielo também vai competir, protagonizando uma das provas mais esperadas da competição: os 50 livre. A disputa entre o brasileiro, Nathan Adrian, Anthony Ervin e Cullen Jones promete pegar fogo.
Os 100 costas feminino também uma prova que não se pode perder. O duelo entre Missy Franklin, a campeã olímpica, e Emily Seebohm, a recordista olímpica, é bastante esperado.
Ryan Lochte está inscrito em nada menos que 9 provas. Uma delas por sinal os 400 medley.
Fonte : Swim Brasil

Florent Manaudou nos 100mts nado livre

O recado é bem simples: “Cuidado, Manaudou está investindo também nos 100 livre”.
Em entrevista para o jornal francês L’Equipe, seu treinador Romain Barnier descreve o nadador como uma carta curinga. “Florent tem uma base de velocidade impressionante, além de uma resistência natural. Com um pouco de controle, ele pode tornar-se uma peça curinga”.
Florent tem como melhor tempo 49”24, mas já fechou um revezamento medley para 48”13 esse ano. O próprio velocista diz que tem tudo para nadar para 48”, perigando conquistar uma das vagas do revezamento 4×100 livre, campeão olímpico em Londres. E esse é o objetivo.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Entrevista com Missy Franklin

A americana Missy Franklin acabou de completar 18 anos e já dispensa apresentações. Melhor nadadora do mundo no ano passado, quando conquistou quatro medalhas de ouro e uma de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, ela também foi indicada ao Laureus, o Oscar do Esporte, como melhor atleta no feminino de 2012, cuja premiação aconteceu em março no Rio de Janeiro. Esse prêmio ela ainda não conseguiu levar – foi conquistado pela britânica Jessica Ennis. Tampouco ela pôde estar presente na cerimônia, impedida pela sua árdua rotina de treinamentos.
Mas certamente ela terá outras oportunidades para conseguir o tão cobiçado troféu. Em parceria com a Laureus, a Swim Channel traz uma entrevista exclusiva com Missy Franklin. Uma parte da entrevista você confere logo abaixo. 
Parabéns pelo ano que teve. 2012 foi o melhor ano de sua vida?
Missy Franklin: 2012 foi um ano que nunca esquecerei. Ter a honra de representar meu país, meu estado, minha escola, meus amigos e minha família foi inacreditável. Colorado passou por uma época difícil, com incêndios devastadores de florestas e um terrível assassinato em massa em um cinema. Nunca conseguirei livrar as vítimas, os familiares e os amigos da dor que sentiram, mas espero que eu tenha os representado bem e tenha os feito sorrir um pouco. Este foi meu objetivo durante os Jogos Olímpicos.
Quais eram suas expecativas quando chegou a Londres?
Missy: Quando eu tinha 12 anos, meu técnico Todd Schmitz e eu fizemos nosso planejamento usual para a temporada. Ele me perguntou quais eram meus objetivos para aquele ano, e eu respondi que queria me classificar para a Seletiva Olímpica Americana. No ano seguinte, me classifiquei par três provas e nadei a seletiva de 2008. Aproveitei cada segundo daquela experiência e sabia que em 2012 eu queria brigar por um lugar na seleção olímpica. Treinei duro todos os dias pensando na Seletiva de 2012. Foi uma honra representar meu país na Olimpíada e usar a bandeira americana na minha touca! Minhas expectativas quando cheguei a Londres era nadar o meu melhor. Sabia que tinha treinado o mais duro que podia e me sentia pronta para competir. Tudo que podemos fazer é nosso melhor. Sabia que se nadasse com o coração todas as vezes que entrasse na piscina, sairia feliz com meus resultados.
Você consegue escolher um momento daquelas duas semanas que você possa dizer que foi o melhor?
Missy: Essa é uma pergunta muito difícil. Gostei de tudo em Londres. Se eu tiver que escolher um momento, diria que o revezamento 4x100m medley, no último dia da natação. Eu estava no revezamento com Rebecca Soni, Dana Vollmer e Allison Schmitt. Todas as equipes na sala de balizamento estavam dançando, cantando e rindo. Sabíamos que seria nossa última prova na Olimpíada. Deixei tudo que tinha na piscina e terminamos com a medalha de ouro e recorde mundial. Foi a maneira perfeita de terminar a competição, com maravilhosas companheiras de time e celebrando com elas uma medalha de ouro para os Estados Unidos.
Você decidiu nadar pela faculdade pelos próximos anos e com isso não receberá prêmios em dinheiro e nem terá patrocínios. Pode falar um pouco sobre essa decisão?
Missy: A decisão de manter meu status de amadora e competir pela high school e pela faculdade não foi fácil. Meus pais e eu conversamos muito nos últimos dois anos e debatemos os prós e contras. Basicamente, tenho apenas 17 anos e não me sinto pronta para encarar a natação como meu trabalho. A equipe é muito importante para mim e gostei muito de ter terminado meu último ano na high school nadando com meus amigos. Também não quero perder a experiência na faculdade de viajar, conviver com outros nadadores e conhecer melhor outras pessoas durante os treinamentos e as competições. Realmente acredito que colegas de equipe podem ser as amigas que se tornarão minhas madrinhas de casamento e madrinhas de meus filhos. Sei que eu poderia ganhar um dinheiro que deixaria minha vida e da minha família mais fácil, mas preciso seguir meu coração e continuar me divertindo com a natação. Acredito que Deus tem seu plano e estou fazendo de tudo para segui-lo da melhor maneira.
Sobre o que Michael Phelps alcançou em sua carreira, o que você pode dizer?
Missy: É quase impossível colocar em palavras o que ele fez pela natação, e não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo. Seus feitos são fantásticos. Tenho apenas 17 anos e não posso sequer me imaginar conquistando 22 medalhas olímpicas. É inacreditável! Me sinto abençoada por ter tido a oportunidade de conhecer Michael como amigo nos últimos anos. Ele é um ótimo colega de equipe e sentirei sua falta, não apenas como nadador mas como colega de equipe e amigo.
Você está se tornando um modelo para muitos nadadores jovens. O que acha disso?
Missy: Obrigada por dizer isso! Minha prioridade é ser um modelo não apenas para nadadores mas para jovens atletas de todos os esportes. Deus me deu essa maravilhosa oportunidade e quero deixá-Lo orgulhoso, assim como quero deixar orgulhosos meus amigos, minha família e meus colegas de equipe. Tenho sido muito abençoada e quero usar tudo que posso para inspirar e ajudar as pessoas da melhor maneira possível!
Quem era sua inspiração quando você era mais jovem?
Missy: No esporte, Natalie Coughlin. Ela tem doze medalhas olímpicas e além de ser uma nadadora fantástica, também é uma pessoa humilde com uma ética incrível. Em termos pessoais, minha mãe é minha inspiração. Ela teve uma vida difícil, mas não deixou que nada a segurasse. Ela é médica e deu um tempo na carreira para me ajudar este ano. Minha mãe e eu somos muito próximas e confio nela para tudo.
Fonte: Revista Swim Channel

Parceria entre Paineira e Cesar Cielo

A natação do Paineiras anuncia oficialmente hoje em reunião para os pais de atletas uma parceria que vai trazer o maior velocista do mundo a treinar diariamente no clube. César Cielo a partir de agora, passa a ter a piscina e as instalações de preparação física e musculação do Paineiras como a sua casa nos preparativos até os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.
Cielo já esteve no clube fazendo alguns treinos antes de viajar para os Estados Unidos onde cumpre um training camp no Arizona e onde compete esta semana no Grand Prix de Santa Clara.
Mas não é só isso que movimenta a natação do Paineiras. A partir do segundo semestre, a equipe contará diariamente com a presença de um biomecânico na borda da piscina, além de um psicólogo do esporte e um nutricionista em tempo integral a serviço da equipe. Na estrutura, o clube inicia ainda este ano a construção da nova piscina de 25 metros afim de passar a receber eventos de grande porte.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vingadores ou Homem de Aço ?



Vale mais a pena incentivar os filhos a praticar esportes coletivos ou individuais?
Os filhos começam a crescer e nós, como esportistas queremos que eles comecem a praticar algum esporte seriamente. Nessa hora aparece aquela dúvida: que esporte será melhor para os meus filhos? Devo incentivá-lo a jogar futebol, basquete, vôlei ou pólo aquático? Devo buscar uma boa equipe de natação, um bom técnico de tênis ou uma excelente equipe de ginástica?
Os pais buscam sempre o melhor para os filhos e também, como bons pais-corujas, querem ver o filho se destacando em suas atividades. O que eu acho legal do ambiente esportivo é que as crianças vão criando laços de amizade e vão aprendendo a ter objetivos comuns, crescendo num ambiente saudável e isso é o que vale para essa fase da vida, não importando se a prática é de um esporte coletivo ou de um esporte individual.
Eu enumerei alguns motivos para eu preferir os esportes coletivos:
  • O espirito de equipe é muito forte – a superação individual é grande para fazer o time vencer
  • As competições são mais animadas – as torcidas vibram muito mais e incentivam seus times
  • As competições são mais dinâmicas – os eventos têm uma duração curta e previsível, você sabe quando o seu filho vai jogar e o evento leva menos de uma hora
  • As competições são mais emocionantes – jogos disputados são muito legais de assistir, sendo uma ótima diversão para os atletas e para a torcida
Eu enumerei também alguns motivos para eu preferir os esportes individuais:
  • Todos participam – em competições todos têm a oportunidade de dar o seu máximo e têm o seu momento de glória. Ninguém fica no banco sem participar.
  • Os astros e os pebas têm o seu momento de glória – se o atleta é bom, ele vibra por ganhar uma medalha e se o atleta é peba ele vibra por melhorar o seu tempo
  • Juntar o grupo para treinar é mais fácil – é possível fazer bons treinos com mais um ou dois companheiros de equipe, não precisando juntar 10 ou 12 para treinar
  • Contusões são menos frequentes – apesar das lesões por esforços repetitivos, contusões por impacto não ocorem, possibilitando uma prática do esporte mais saudável e duradoura
  • Objetividade – é mais fácil saber quem é o melhor, pois o relógio mede o desempenho, não dependendo de critérios subjetivos para fazer parte do time
Existem também pontos negativos nos esportes coletivos e nos individuais, porém listei apenas os pontos positivos que eu considero importantes para mim. E para você, o que pesa mais nessa hora?
Minha conclusão é que quem manda mesmo é quem pratica o esporte, ou seja, a criança deve decidir o que é melhor para ela. Como pais nós podemos orientar e direcionar um pouco essas escolhas, incentivar nos momentos onde dá vontade de desistir e torcer muito pelos nossos pequenos esportistas. Ao meu ver, devemos dar a oportunidade para nossos filhos decidirem o que eles gostam de fazer, para que o esporte seja prazeroso para eles, proporcionando um ambiente saudável para desenvolver grandes amizades e fazer com que eles queiram praticar atividades físicas por toda a vida.
Fonte : epichurus

Novo vídeo sobre prevenção de afogamentos

Clique no link abaixo e assista ao vídeo da empresa espanhola ABRISUD, sobre prevenção de afogamentos.

Rio 2016 - Defensoria afirma em ação que Parque Julio Delamare já é tombado !

Enquanto o estádio de atletismo Célio de Barros e o Parque Aquático Júlio de Lamare apenas aguardam pelo dia em que serão demolidos, a Defensoria Pública da União traz um fato novo: os prédios são bens tombados pela União e não podem ser demolidos. A revelação faz parte de uma ação civil pública que foi entregue à Justiça na última quinta-feira. 
Segundo o documento, os dois estádios fazem parte do tombamento do Maracanã, publicado em Diário Oficial há mais de uma década (1094-T-83), após ser aprovado por unanimidade, no Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Entre os documentos que sustentam a afirmação, está a cópia do processo de tombamento do Maracanã. Nas palavras dos próprios técnicos do IPHAN, é definida uma poligonal de entorno do estádio, que diz que os dois prédios devem fazer parte do tombamento por integrarem o "Complexo Desportivo".
Há no processo, também um mapa retirado do tombamento. E através dele, é possivel ver exatamente os limites desta poligonal.

"A superintendência do Rio de Janeiro, de hoje, faltou com a verdade quando disse que o Júlio de Lamare e o Célio de Barros haviam sido descartados. Isso não corresponde à realidade e precisa ser apurado", afirmou o defensor público da União que assina a ação André Ordacgy.

Autorização de Dilma

Se a Justiça aceitar os argumentos da Defensoria, para que os dois equipamentos esportivos sejam demolidos será preciso a autorização da presidente Dilma Rousseff.

"Esse processo licitatório que o Estado leva adiante tem de ser todo revisto. E o IPHAN não pode atuar no sentido de validar a demolição, e sim no sentido da defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico", disse o defensor.

Segundo documentos obtidos pela Defensoria, a superintendência do IPHAN tomou a iniciativa de autorizar as demolições sem que tivesse sido provocada.
"Uma outra questão que chamou a atenção é o Iphan ter ido fazer uma vistoria nas imediações e ex ofício, ou seja, sem provocação e autorizado a demolição. Isso é inexplicável e não encontro histórico compatível como essa atuação do Iphan", apontou.

O Governo do Estado afirmou em nota que não há decisão judicial que impeça o andamento da licitação. E que a demolição dos estádios será feita pelo consórcio que venceu o processo.

A assessoria do IPHAN, em Brasília, respondeu que considera o Célio de Barros e o Júlio de Lamare como pertencentes ao entorno do Maracanã. E que a provável demolição não afeta o Maracanã. Já quanto à afirmação de que o Instituto autorizou as demolições sem que houvesse pedido formal, preferiu não comentar.
Fonte :ESPN

domingo, 26 de maio de 2013

Cesar Cielo vence no Arizona Invitational

César Cielo venceu o Arizona Invitational na única prova que disputou ontem em Tempe, Arizona. A piscina é da Universidade Arizona State, onde seu treinador atual Scott Goodrich foi assistente-técnico, e onde tem sido o local do training camp nas duas últimas semanas.
Cielo nadou apenas os 50 livre derrotando o sul-africano Roland Schoeman que chegou em segundo lugar. Cielo marcou 22:01 com Schoeman em segundo 22:26. Nas eliminatórias, Cielo marcou 22:17 contra 22:82 de Schoeman.
A final da prova foi disputada por apenas quatro nadadores, chamada de Super Final. Os quatro melhores tempos das eliminatórias fizeram esta prova que foi o grande atrativo da competição que encerra hoje em Tempe. Na prova, Schoeman teve uma saída e principalmente uma parte submersa bem superior a de Cielo que teve de “tirar no braço” a vantagem do sul-africano.
Confira a prova:

sábado, 25 de maio de 2013

A técnica de Ian Thorpe

O nadador australiano Ian Thorpe ganhou 8 medalhas olímpicas, sendo 5 de ouro, além de mais 11 medalhas de ouro em Mundiais em Piscina Longa.
Thorpe foi eleito quatro anos como o melhor nadador do ano, pela Revista Swimming World e estabeleceu 13 recordes mundiais.
Clique no link abaixo e conheça a técnica de Ian Thorpe.

Vídeo da Prof. Cristal Scarborough

A professora americana pioneira de natação para bebês Cristal Scarborough em um clipe de filme de 1948! Seu carisma era atraente para mídia impressa e de cinema, inspirando muitos professores e pais para olhar mais atentamente para natação para bebês na década de 1940. (Fonte WABC Network) Assista o vídeo.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Gustavo Borges detona vaidade e "culpa" do vôlei por má fase da natação feminina brasileira.

Sem chegar sequer a uma final nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado, a natação feminina brasileira vive momento de ostracismo e incertezas. Sem grandes nomes e carente de promessas para o futuro, a modalidade começa a ser alvo de questionamentos. Buscando entender os “porquês”, Gustavo Borges, ídolo nacional, apontou duas razões básicas para a má fase das meninas do Brasil. Para ele, a vaidade e a concorrência com o vôlei têm sido determinantes para isso.

- O que falta para a natação feminina? Não sei se tem uma resposta só. O aspecto cultural no nosso país infelizmente ainda prevalece sobre muitas coisas. Uma vez estava em uma academia e uma mãe de uma menina de dez anos que estava nadando virou para mim e disse “olha como ela nada bem”. Mas, logo depois, ela disse que estava fazendo com que a menina parasse de nadar. Perguntei o porquê e ela disse que era porque a menina iria ficar com os ombros largos e ela (mãe) não queria – disse.

Para Gustavo, dono de quatro medalhas olímpicas (duas pratas e dois bronzes), o êxodo de meninas altas escolhendo as quadras também se tornou um fator decisivo para o hiato de grandes nomes da natação, e teve sua teoria confirmada pelo técnico da seleção feminina de vôlei.

- Certa vez eu peguei um voo junto com o José Roberto Guimarães, e ele me disse que no vôlei estava tendo uma grande renovação. Disse que há muitas meninas aí de 1,75m, 1,85m, 1,95m indo para o vôlei. Logo pensei “achei o problema da natação feminina”. Mas é claro que não é só isso – explicou.

Diante desse cenário, Gustavo Borges, que se aposentou em 2004, após os Jogos Olímpicos de Atenas, tentou apontar algumas soluções para reverter o quadro e fazer da natação feminina brasileira uma potência.

- A natação feminina do Brasil precisa se reencontrar. Tivemos alguns bons resultados em 2004 que achávamos que nos levaria a dar um salto para 2008 (Olimpíadas de Pequim), mas o processo não aconteceu de uma maneira bem estruturada. Estamos tendo uma renovação, sim. Não estamos conseguindo resultados positivos, mas isso faz parte do processo. É preciso aumentar o volume de meninas nadando. Precisamos também ter profissionais gabaritados, prontos para manter as atletas motivadas e interessadas, já que passam por uma época complicada de juventude com festas, namoros, videogame e vida social muito ativa. Tem que ter cuidado – disse.

Resultados no Mundial não são prioridade

Pensando no presente, Gustavo avaliou as chances brasileiras no Campeonato Mundial de Barcelona, na Espanha, que acontece em agosto deste ano. Para ele, o momento não é de pensar em resultados, e sim em se preparar para o objetivo maior: os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro.

- Podemos ter boas surpresas. Acho que temos uma equipe forte e jovem. É uma competição para irmos lá, pegar final e disputar medalhas. Mas não tenho expectativas muito grandes. Hoje, o mais importante é esse processo de renovação. A ideia é se preparar para 2016. Não podemos nos submeter a uma pressão por resultados agora. O Mundial é importante, mas não é decisivo – analisou.
 Fonte : Ahe

Entenda os tipos de linhas pedagógicas existentes nas escolas

Tradicional
Ela ganhou o mundo no século 18 com um objetivo importante: universalizar o acesso ao conhecimento. Essas escolas privilegiam a transmissão do conteúdo, pelas "mãos" do professor, mesmo que já incluam meios como computadores. Esse modelo tende à rigidez em relação à disciplina, forma utilizada para conseguir passar idêntico conteúdo a diferentes tipos de criança. Há grande preocupação com o vestibular.
Construtivista
Desenvolvida pelo filósofo Jean Piaget, a teoria de aprendizagem não é um método, mas uma concepção de ensino. Propõe que todo aluno seja capaz de construir seu conhecimento. Leva em conta, assim, o conhecimento que a criança traz consigo. Uma das alunas de Piaget, Emilia Ferrero, ampliou a teoria para o campo da leitura e da escrita e defende o conceito de que a criança consegue se alfabetizar sozinha desde que esteja num ambiente com letras e textos. O professor, aí, tem o papel de mediador. É como se fosse o "tradutor" para o saber ansiado pela criança.
Montessoriana
No método desenvolvido pela italiana Maria Montessori, no início do século 20, as crianças são identificadas pelas características e possibilidades. Assim, no processo de aprendizagem, cabe ao educador remover obstáculos ou propor atividades motoras ou sensoriais pela arte, música e ciência. Segundo a teoria, a criança deve, ainda, ser incentivada a desenvolver um senso de responsabilidade pelo aprendizado.
Pedagogia Waldorf
Surgiu em 1919, com o filósofo austríaco Rudolf Steiner. O método visa o desenvolvimento integral da criança, não apenas o intelectual. A imaginação é estimulada por meio de brinquedos simples, pouco estruturados, produzidos quase sempre com material natural, como madeira e tecidos. A partir do Ensino Fundamental, os alunos permanecem juntos por oito anos, sendo acompanhados nesse ciclo pelo mesmo professor, chamado professor de classe, que conta com a ajuda de professores de diversas matérias para dar conta do currículo. Não inicia a alfabetização durante a educação infantil. A participação dos pais é no dia a dia e até na gestão da escola e faz parte da proposta pedagógica.
Democrática
As escolas que seguem essa linha apareceram nos anos 1920 e têm como a mais famosa a inglesa Summerhill. Mas, como preza o conceito democrático, há diferenças entre elas. O termo vem em oposição ao "compulsório": as crianças têm os conteúdos importantes para sua formação, mas sem obrigação de carga horária por aula. A ideia fundamental é a liberdade de escolha dos alunos. Matemática, por exemplo, pode ser aprendida ao entender como se monta uma bicicleta e essa "lição" pode ter sido sugerida pelo próprio aluno.